quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Feliz Natal

Aos meus amigos de longe e de perto, aos antigos e aos mais recentes, aos que vejo todos os dias e aos que raramente encontro. A todos vós, de quem nunca me esqueço. Feliiiiiiiiiiiz Natal!!!!

Decidi não vos estragar o dia e gravar uma musiquinha de Natal comigo a cantar :) Deixo isso para quem sabe ;)

sábado, 12 de dezembro de 2009

Parabéns mimalha linda!

Parabéns por mais um ano, por me aturares, por me aceitares com os meus defeitos, por teres percorrido um longo caminho para te livrares dos teus, por nunca desistires.

Parabéns por seres como és. Linda, fantástica, com um coração enorme! Parabéns por dares tanto e receberes tão pouco em comparação.

Tens-me ensinado tanto! Amo-te, admiro-te, sigo-te como exemplo. Gosto de gostar assim de ti :) Que continues sempre tão linda por dentro como és por fora.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

O valor das coisas que são

Qual o valor das coisas que são? Daquelas que realmente são. Não das que o dinheiro pode comprar, dos títulos que se possa ter, da posição na carreira. Daquelas que realmente contam, daquelas que quando falham o nosso mundo parece falhar com elas.

Hoje voltei a sentir o seu verdadeiro valor quando o meu dia começou com um verdadeiro susto.

Os meus doidos correm sempre na minha direcção todas as manhãs, mal abro a porta de casa, para me darem os bons dias. Mas hoje o Boris caiu inerte, mesmo à minha frente, no fim da corrida! O Boris, aquele poço de força, o melhor boxer que já passou pelo campeonato nacional de agility, o doido que ainda deita qualquer um ao chão para brincar e o encher de lambidelas gigantescas.

E com ele, caiu cada bocadinho de mim. A sua vulnerabilidade é a minha, a sua velhice é a minha também, o cair do pano.

Após uns breves instantes abriu os olhos e olhou para mim. Perguntava-me com aquele olhar confuso o que tinha acontecido. Não fui capaz de lhe dizer! Eu estava desfeito por dentro, mas ele não precisava saber. A sorrir, disse-lhe que estava tudo bem, para ele se levantar e brincar. Ele assim fez, continuando o doido do costume.

Não sei se ele tem a percepção de que tudo pode terminar num instante, de que aquilo que amamos nos pode ser tirado, de repente, sem termos o poder de fazer nada. Mas eu tenho! Por isso vos digo que não devemos perder momentos preciosos com coisas que não são as que são. Todos temos divergências com alguém importante nas nossas vidas, mas todos conseguimos amar e seguir em frente, juntos. Isso é o que verdadeiramente é!

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Senhore Doutore :)

Foi hoje!!! :)

Ao fim de 4 anos, defendi hoje o meu doutoramento. É um misto de cansaço e sensação de felicidade por mais um obstáculo ultrapassado.

É também a certeza de que nada disto seria possível sem o apoio dos que me rodeiam, dos que dão sempre tudo por mim. Tenho muito, muito mais orgulho em vós do que no trabalho que desenvolvi ou nos elogios que recebi!

domingo, 4 de outubro de 2009

Cheio de orgulho!

Ontem assisti ao lançamento do livro "Por Terras de Bem Viver". Teria sido apenas mais um não fosse o autor o meu pai :) Um livro sobre o concelho do Marco de Canaveses, sua terra natal, carregado de lindos poemas sobre as gentes, natureza, modos de vida e espiritualidade daquelas terras.

Não foram só as excelentes críticas ao livro que fizeram as lágrimas correm-me sem controlo. O orgulho que sinto não se fica pelas suas excelentes qualidades literárias, mas por todo um percurso de vida, enaltecido por todos os seus amigos presentes. Pode ser que um dia lá chegue!

O impulso da escrita também me está no sangue, se bem que me falta o jeito. Ainda por cima tenho-me portado mal e deixado este blogue ao abandono. Passei os últimos tempos a escrever uma tese com mais de 200 páginas e a vontade de escrever mais não é muita. Mas sinto a falta deste cantinho ;)

sábado, 5 de setembro de 2009

Contigo...

Contigo, escolho sentir em vez de pensar
Arrisco, sem medo, continuo a acreditar
Subo bem alto, sem medo de falhar

Vives cá dentro, corres-me no sangue
Sempre que preciso, tu estás aqui
Se me perder, só pode ser em ti

O teu olhar quente, o teu sorriso carinhoso
dão-me vida, preenchem o meu mundo
Isto é ser feliz, é amor profundo

Lembro-me de sonhar com tudo isto
desejoso... ébrio... consciente...
Agora não é sonho, és o meu presente

sábado, 15 de agosto de 2009

Parabéns Willy!

Interrompo o longo silêncio para elogiar um companheiro de longa data. Nasceu há 14 anos um dos cães mais inteligentes, com um dos olhares mais doce e temperamento extraordinário que conheci.

Se é certo que sou um militante incondicional da causa canina, o Willy consegue sempre encantar mesmo quem não o seja. Continua a parecer um cachorro, com a mesma adoração pela brincadeira e mimos. Quem o vê com esta idade e esta energia certamente se interroga se não terá encontrado o elixir da juventude durante as suas inúmeras aventuras. Foram longos estes 14 anos, muitas alegrias, muitas asneiras e algumas preocupações mas desejo com todas as minhas forças que se repitam por muitos e muitos anos mais.

Parabéns Willy! És um exemplo de como a vida deve ser vivida.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

O que acham desta?

Esta foi uma daquelas ideias que ambos gostamos imediatamente e tratamos de gravar um vídeo :)





terça-feira, 30 de junho de 2009

Finalmente :)

Entreguei hoje a tese e requeri admissão às provas!

O que senti quando a entreguei? O peso de quatro anos de trabalho condensados em 216 páginas e a alegria de mais uma batalha vencida.

Muitas outras se irão iniciar agora. É certo e sabido que não consigo ficar parado, sem nenhum desafio. Claro que nada disto era possível, nada faria sentido, sem o apoio incondicional de muitos de vós. Essa é sempre a minha maior alegria, a minha maior vitória.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Mais velho, mas mais sábio :)

Hoje não podia deixar de agradecer todas as vossas manifestações de carinho! Assim estragam-me com mimos e quero passar a fazer anos todos os dias :)) Adoro-vos!

Foi um ano que voou, rápido, muito rápido. Um ano cheio de novidades, muitas das quais me trouxeram felicidade. A melhor de todas é conhecia, a minha top model mimalha :) Não é só linda por fora, é fenomenal por dentro! Com ela a vida ganha outra cor, outro sabor.

Neste ano que hoje começa, só vos posso prometer uma coisa. Continuarei com os pés bem assentes no ar ;)

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Amizade

A nossa compreensão dos animais e das relações que com eles estabelecemos é frequentemente moldada por histórias. Muitas delas fazem-nos sorrir.

Foi o que me aconteceu hoje ao ler mais um texto sobre cultura ameríndia, desta vez sobre os índios Kato. Uma das suas lendas começa com a seguinte frase: "Deus (Nagaicho) partiu para criar o mundo e levou consigo o seu cão".

Pode parecer algo completamente banal, mas existe seguramente uma razão indesmentível. Uma jornada solitária não significa apenas a ausência de alguém que possa impedir uma queda, mas também a ausência de companhia que nos encoraje e conforte. É essa uma das funções importantes da amizade, ajudando-nos a compreender e enfrentar o mundo.

Tal como a maioria das tribos índias, consigo entender esse tipo de relação entre homens e animais. Talvez alguém se oponha e afirme que os animais não têm essa capacidade. Para mim, essa objecção resulta de uma dificuldade de compreensão da linguagem que opera no reino dos sentidos, de uma tentativa de ver as coisas como aparentam ser e não como elas realmente são.

Não pretendo atribuir qualquer significado metafísico a estas afirmações. Quero apenas referir-me à forma como acredito que a condição humana é definida pela nossa relação com os outros, com todos os seres vivos.

domingo, 3 de maio de 2009

O que é o Amor?

A cabeça, por si só, nunca o compreenderá. O conhecimento advém apenas quando a cabeça e o coração se combinam de forma inseparável, numa tensão insolúvel. Acredito que não se trate de um conhecimento alcançável por alguém que receie as suas emoções. Claramente, eu amo sem medo.

A poesia que o Amor concede à vida é de um tipo que, por muito que se escreva, provavelmente nunca estará fielmente descrita em blogues, livros ou enciclopédias. Talvez existam pensadores com essa capacidade algures no Universo. O melhor que consigo é flutuar sempre que me abraças.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Um post só pra ti :)

Consigo imaginar-me a contar a maravilhosa história dos meus últimos dias aos meus netos, numa sala com uma resplandecente lareira, num dia de Inverno frio e chuvoso. Mais do que o calor da lareira é a paixão com que a conto que nos aquece.

Adoro-te, mimalha :)

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Um novo rumo

Prefiro encarar os últimos acontecimentos na minha vida como um novo começo e não como um fim. Há coisas boas que terminam, infelizmente. Mas é sempre possível encontrar e apreciar um novo rumo.

É bem melhor ter a coragem de sair e procurar esse rumo num labirinto do que permanecer no mesmo ponto, sonhando com uma ilusão, com algo que não volta. O maior inibidor de seguir em frente jaz dentro de cada um de nós e nada melhorará até darmos esse passo.

Avançar e continuar a nossa busca pela felicidade é um desafio que merece ser plenamente vivido, com alegria e entusiasmo. É possível que me perca, que dê dois passos em frente e um ou mais para trás. O mais importante é ter a noção de que seremos sempre recompensados assim que começarmos a apreciar esta aventura que é a vida.

terça-feira, 24 de março de 2009

O tempo que o tempo tem

O tempo é precioso, aproveita-o da melhor maneira
Aprecia cada momento, faz com que conte
Cada instante é uma pérola, medida por cada pulsar do teu coração
Uma cápsula de tempo só tua, um pensamento
Um beijo, um sorriso, um abraço

O que ando eu a fazer com o meu?

domingo, 22 de março de 2009

Preparem-se para voar

Se estão como eu, está um sol radiante lá fora, estão enterrados numa pilha de trabalho e as férias estão ainda muito distantes. Altura ideal para mergulhar no novo tema acústico dos As Tall as Lions, I Lost My Mind.

Ouçam-na bem alto, com os olhos fechados, levantem voo e esqueçam o tempo e o espaço. É este poder da música que me faz pegar na guitarra todos os dias.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Há noites assim

Hoje está uma noite fantástica! A temperatura é fenomenal e cheira a flores por todo o lado. Adoro noites assim, em que tudo parece celebrar a vida, o futuro.

Enquanto os meus doidos ressonam aqui ao meu lado, vou espreitando as estrelas pela janela. Eles sonham certamente com as asneiras que hão-de fazer amanhã, eu sonho acordado. Há coisas que não mudam.

Mais uns minutos de inspiração e pego na guitarra. O que sair hoje será dedicado a um novo começo. Continuo a sonhar acordado.

terça-feira, 10 de março de 2009

Quem quer um xi?

Desde que me lembro adoro dar xis. Ainda bem que não sou o único!

Hoje quero-vos abraçar a todos :)

domingo, 8 de março de 2009

Dia Internacional da Mulher

Apesar dos muitos avanços verificados nos últimos anos, subsiste ainda, em alguns (muitos) casos, uma diferença entre uma verdadeira equidade de tratamento e a situação real da mulher. É, sem dúvida, algo que deve ser corrigido urgentemente.

Fica aqui a minha homenagem ao mais belo (e mais complicado :)) ser que habita o nosso Universo.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

O estado do nosso Estado

Começo a ficar seriamente preocupado com o estado deste país. Estaremos nós a assistir a um incremento da censura, a uma repressão de liberdades até agora dadas como adquiridas? Em menos de uma semana, dois casos absurdos.

Primeiro, a proibição, por parte do Ministério Público, à sátira ao Magalhães no Carnaval de Torres Vedras, porque apareciam mulheres nuas no ecrã do portátil. Agora, a apreensão por parte da PSP na feira do livro de Braga de exemplares de um livro de pintura com o quadro "A Origem do Mundo" de Gustave Courbet na capa. A razão? Por exibir publicamente imagens pornográficas!!!!



Pornografia? Onde? É que eu não vejo nada! Mas devo ser eu que sou ceguinho e não percebo nada de arte.

Será que a PSP não tem nada mais importante para apreender? Não sei, talvez armas ilegais. É só uma sugestão... É que se os deixarmos sem orientação ainda vão mesmo ao Museu D'Orsay, em Paris, apreender o quadro.

O que mais me entristece é que esta é apenas mais uma notícia que espelha a forma como a defesa "da moral e dos bons costumes" se está a tornar-se ridiculamente intolerável neste país, às vezes tão triste.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Partir, voltar, reencontrar

Procuro um tempo, um lugar acolhedor
Sigo no vento a indicação
Que me levará para um mundo melhor
Com o arco-íris como condutor

O sonho traz segredos ao pôr-do-sol
Com o céu violeta a seduzir
Metas a alcançar com tons sem fim
O sorriso da minha musa me irá conduzir

Sobrevoo paisagens verdejantes
Com os olhos a brilhar de encanto ardente
Mato a saudade que ainda perdura
Do colo que me embalava ao sol poente

Vou-me instalar no meu lugar secreto
Onde a poesia nunca é acabada
Onde a felicidade eu tinha como certo
Inspirada na mansa luz da madrugada

Vou voltar para a minha lua amada
Ouvir as estrelas a cantar ao desafio
Já que aqui não posso fazer mais nada
Vou reecontrar o sossego perdido

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Virar a página

Virar a página. Recomeçar. Ser forte e fingir que nada me afecta.

Sinto-me cansado.

Teoricamente tem tudo para dar certo, mas há sempre alguma coisa que falta. O quê? Quem me dera descobrir! Em alguma(s) coisa(s) estou a falhar certamente.

Mas será que um dia vou mudar, pensar mais, sentir menos, jogar à defesa? Duvido. Ainda não deixei de acreditar. Sofre-se mais, mas só assim vale a pena.

Amanhã é um novo dia! Ainda por cima, nascerá cheio de sol. Tal como eu cá dentro!

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Dias de chuva

Estava a ler Fernando Pessoa e deparei-me com o apontamento seguinte:

Um dia de chuva é tão belo como um dia de sol.
Ambos existem: cada um como é.

Não posso deixar de concordar, mas eu já estou farto desta chuva :) Quero o sol outra vez! Já tenho o carro mais do que lavado :)

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Umas atrás das outras

Não tenho alimentado regularmente este blog nos últimos tempos. O tempo livre e a disposição para escrever não têm sido muitas.

Já não chegava ter de tratar de um monte de coisas aqui no ISEP, mobilar uma casa de raiz e tentar acabar de escrever uma tese que nunca mais termina, várias outros extras se têm intrometido nesta vida de doidos. É a instalação eléctrica da casa, o aquecimento, as infiltrações, o acesso à net e mais alguns pequenos pormenores que não estão a funcionar.

Agora o pior foi a intervenção cirúrgica de urgência a que a Di mimalha se teve de submeter. Uma infecção que se espalhava a grande velocidade ditou a amputação da cauda. Está agora a recuperar, com muitos mimos que eu e todos os outros bebés lá de casa lhe dão. Principalmente a doida da Peggy que também foi operada há cerca de um mês, essa por ser bruta e completamente maluca :)

No meio disto tudo, continuo a acreditar, a ser feliz e a ter a certeza absoluta que damos a volta por cima. Não sou de desistir, nem de me ficar a lamentar e não fazer nada. Claro que todo o apoio incondicional que tenho tido por parte da mulher fantástica que me acompanha nestas trapalhadas é uma ajuda enorme, preciosa.

Quando voltar para casa vou encher as duas de mimo :) Sem elas e sem tudo isto a minha vida era bem mais difícil ;)

domingo, 18 de janeiro de 2009

Compreender

Tentar compreender uma mulher pressupõe a utilização simultânea dos cinco sentidos reunidos numa única sensação. Só então o nevoeiro se começa a dissipar e nos é dado o privilégio de contemplar esse mistério da Natureza.

Mas, meus amigos, não é fácil! Há quem diga que é mesmo impossível :)

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Aprende a ser feliz

Podemos compreender o mundo com palavras ou ideias diferentes, mas as nossas sensações e emoções são sempre as mesmas.

Mantém-te em paz contigo mesma e os outros viverão em harmonia contigo, como notas da mesma música.

Dentro de ti existe um mundo de beleza e de amor, livre e invulnerável, eterno, sobre o qual não age o tempo. No centro de ti mesma és tu quem comanda o jogo. Não deixes que os maus pensamentos paralisem o teu espírito.

Adoro-te!

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

A "crise"

Vem o post de hoje a propósito do pessimismo generalizado que se vive e daquilo que muitos convencionaram chamar de "crise" e que se traduz num atitude de descrença ou falta de esperança, conduzindo facilmente à desistência ou à não acção. Usar a "crise" como desculpa está a torna-se banal, assustadoramente banal.

Ora, num início de um novo ano, não posso aceitar tal estado de espírito. Acredito que é nos momentos mais difíceis que temos a obrigação moral de arregaçar as mangas e lançar mãos à obra.

Como? Acreditando que nos cabe a cada um de nós, individualmente, actuar no nosso pequeno mundo e apostar em fazer cada dia mais e melhor. É importante fazer opções e traduzi-las em acções.

Podem alguns perguntar como é possível olhar para o futuro com optimismo. Aceito que não é fácil cultivar o espírito positivo nestas alturas, mas é tudo uma questão de atitude interior. Abstermo-nos de ser felizes não impede que os dramas aconteçam! Cultivar emoções negativas não faz de ninguém mais forte. Muito pelo contrário.

Sonhem, lutem, arrisquem, falhem, recomecem, tenham sucesso, atrevam-se a viver, sejam felizes.