segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Freedom Writers

Que filme fantástico! Uma lição de vida, não só para mim que sou professor mas para todos os que têm a capacidade de sonhar e lutar pelos seus sonhos. Acreditem que chorei baba e ranho em algumas partes, sou mesmo assim :) Mas também me enchi de felicidade e força para continuar.

Adoro ensinar, dou-me bem com os meus alunos, mas ainda me falta muito para conseguir algo de tão belo como aquela professora conseguiu. No entanto, não me falta a determinação para melhorar. E o filme sem dúvida ajuda.

Mesmo quando nos tentam colocar obstáculos e não acreditam nos nossos sonhos não há razão para não seguir em frente. O ensino deve ser centrado nos nossos alunos e não num sistema, muitas vezes elaborado por quem nunca esteve numa sala de aula! É certo que muitos alunos não estão motivados e têm problemas que vêm desde o início da sua formação, mas a maior parte das vezes também não se acredita que eles são capazes. Posso dizer que abomino esses "professores".

Para mim, a ideia central do filme é expressa nesta frase "Queria entrar para a escola de direito, mas quando chegasse a defender um jovem em tribunal a causa já estaria perdida. A verdadeira batalha tem de acontecer aqui, na sala de aula".

Claro que não é fácil, para ela também não o foi e custou-lhe muito (não vos vou estragar o filme e contar pormenores :)). Mas é possível! Tanto este como outro sonho, quando se é capaz de lutar verdadeiramente por ele. O ideal mesmo é fazê-lo com apoio incondicional, mas como vão ver, se ele desaparecer num lado, aparece noutro, em alguém sem medo de acreditar cegamente no valor dos outros e nos seus sonhos.

A ti, em especial, dedico este filme. Acredita em ti, no que consegues fazer e lá chegarás. Terás o meu apoio incondicional ;)

2 comentários:

Zana disse...

Obrigada!

Aprendi muito nas tuas aulas, muito mais que a matéria que estava no programa :)

Um dos cumes já foi atingido, muitos outros o serão a seu tempo.

Não vi o filme, mas até gostava, e concordo com tudo o que disseste, é simplesmente revoltante...

Beijo poético

Sara Veiga disse...

De facto, ser professor(a) é uma vocação, muito mais do que uma profissão. Partilho contigo essa paixão. :)